A dor no testículo é sempre algo que preocupa muito os homens. E, de fato, temos algumas causas bastante urgentes e importantes de dor nesse órgão. Além, é claro, do incômodo nesta região tão sensível. Em caso de dor, sempre procure atendimento médico. Veja quais são as principais possibilidades:

Causas: orquiepididimite, torção testicular, hérnia inguinal e varicocele (câncer)

• Orquiepididimite:

Em geral apresentam dor testicular e edema (inchaço), podendo também apresentar vermelhidão no escroto, febre e dor para urinar. É a infecção do testículo e do epidídimo (início do canal por onde saem os espermatozóides do testículo). Pode ser viral ou bacteriana. O diagnóstico pode ser clínico ou com base no ultrassom. O tratamento rápido é fundamental para evitar complicações e sequelas no testículo. Pode ser feito com antibiótico e anti-inflamatórios.

• Torção de testículo:

Comumente causa dor testicular súbita e de forte intensidade. O testículo pode mudar de posição, ficando mais “alto” ou horizontalizado. Ocorre quando o testículo gira sobre o próprio eixo, torcendo o cordão espermático, canal por onde passam os vasos sanguíneos do testículo, levando à isquemia (falta de sangue) e necrose do testículo em poucas horas.

O diagnóstico pode ser feito com exame físico e ultrassom doppler se prontamente disponível, para não atrasar o tratamento cirúrgico que deve ser urgente. O tratamento cirúrgico consiste em distorcer o testículo e observar sua viabilidade. Caso ele ainda esteja viável, deve-se fixar ambos os testículos para evitar novas torções. Quando não há sinais de viabilidade, realiza-se a orquiectomia (retirada do testículo).

Este tratamento deve ser o mais rápido possível, idealmente em menos de 6h do início da dor, para haver maior chance de preservação do testículo.

• Hérnia Inguinal

Nesses casos não há alteração no testículo, porém a dor irradia para ele, pode ocorrer aumento do volume escrotal e inguinal do mesmo lado e em geral forma-se um abaulamento doloroso na região inguinal.

A hérnia inguinal é um defeito na parede abdominal na região inguinal, por onde passa o cordão espermático, um conjunto de vasos sanguíneos, nervos e outras estruturas que vão para o testículo.

Pode ser diagnosticada pelo exame físico e pelo ultrassom. O seu tratamento é sempre cirúrgico, com a correção da hérnia.

• Varicocele

São varizes escrotais, veias dilatadas que drenam o sangue do testículo. Podem ser totalmente assintomáticas ou causar dor crônica, em geral leve a moderada, ou sensação de peso no testículo, em geral com aumento do volume escrotal e podendo causar também atrofia (diminuição) do testículo.

Podem levar à infertilidade e hipogonadismo, com diminuição da produção de testosterona em alguns casos. Sendo esse comprometimento da função do testículo sua maior indicação de tratamento.

O diagnóstico é feito pelo exame físico e pelo ultrassom doppler. O tratamento, quando indicado, é feito sempre através de cirurgia.

Por último, é sempre válido mencionar o câncer de testículo. Embora não seja uma causa de dor comum, pela sua importância como doença oncológica, sua apresentação deve ser conhecida.

Em geral, o tumor de testículo não causa dor ou causa apenas um incômodo leve. Costuma apresentar um aumento do volume testicular ou um nódulo palpável de consistência endurecida em um dos testículos.

Seu diagnóstico, após exame físico, também é confirmado pelo ultrassom e o tratamento em geral cirúrgico podendo ser acompanhado de quimioterapia e radioterapia.

Como visto, o testículo é fonte de inúmeras doenças, e por esse motivo a dor testicular nunca deve ser menosprezada e deixada sem investigação.