A definição de libido é algo um tanto complexo, causando muitas confusões na cabeça dos homens. Frequentemente eles procuram o urologista se queixando de problemas de libido e na verdade o problema é disfunção erétil ou o contrário.

Libido pode ser definido como desejo sexual instintivo, procura voluntária e involuntário pelo prazer sexual.

Sabemos que o que causa a libido é multifatorial. Resultado de uma soma de fatores físicos (hormonais) e psicológicos (emocionais).

O hipogonadismo (deficiência de testosterona), seja ele causado por fatores desconhecidos ou outros conhecidos como obesidade, sedentarismo, estresse e privação de sono, é um dos responsáveis pela falta de libido. Muitas vezes não se descobre a causa da falta de testosterona, mas pode-se evidenciar o achado laboratorial de testosterona baixa com a falta de libido.

Outros hormônios e desequilíbrios hormonais envolvem o estradiol, hormônio mais associado ao sexo feminino mas também presente e importante para a libido do homem na quantidade e proporção correta em relação à testosterona.

A hiperprolactinemia, aumento da produção de prolactina também pode causar alterações na libido. Além de condições comuns como o hipotireoidismo entre outras.

Fora os fatores hormonais, temos os fatores psicológicos como depressão, ansiedade e estresse principalmente, além de problemas no relacionamento.

Algumas doenças graves, como as oncológicas, cirrose, anorexia e uso de medicamentos e psicotrópicos também podem ser causas.

Fora isso, em alguns casos a falta de libido é consequência de preocupações exageradas com a performance sexual ou em casos de disfunção erétil, nos quais o homem vai se frustrando com o desempenho e a vida sexual e vai perdendo o interesse e desejo sexual.

Muitas vezes os homens tentam sozinho tratar do problema com fórmulas para libido, em geral fitoterápicos para supostamente aumentar a testosterona. Porém é necessário identificar se a causa de fato é a falta de testosterona, já que existem muitas outras causas como vimos acima. Além disso, se o nível de testosterona do homem já for normal, também não adiantará elevar um pouco mais, pois é sabido que pequenas variações dentro dos níveis normais não irá promover nenhuma melhora na libido.

Sim, existem formas de aumentar a libido, mas não através de uma fórmula pronta, algo que sirva para todos. Apenas em uma consulta médica e avaliação completa do assunto com um urologista andrologista pode ser feito o correto diagnóstico da causa da falta de libido para que se possa dar o correto tratamento.