Muitos homens ficam surpresos quando notam “bolinhas” ou verrugas na região genital e recebem o diagnóstico de HPV pelo urologista. A surpresa é porque afirmam que sempre utilizaram o preservativo em todas as relações.

E realmente usaram, porém se enganaram quando pensaram que estavam totalmente protegidos de qualquer infecção sexualmente transmissível.

A camisinha é eficaz para proteger do HPV apenas na região coberta por ela. Por esse motivo é hoje tão comum a presença de verrugas de HPV na base do pênis e na região dos pêlos pubianos.

Essa região tem se tornado talvez a região mais frequentemente acometida, devido a essa proteção incompleta fornecida pelo preservativo associada ainda a hábitos como raspar os pêlos da região (pubianos) que serviriam como uma proteção natural do contato local.

A mensagem importante é que mesmo tendo realizado sexo com preservativo, qualquer lesão na região genital pode ser uma infecção sexualmente transmissível como o HPV e deve ser avaliada por um médico o mais rápido possível para ser tratada se necessário porque a proteção da camisinha é uma proteção apenas parcial.