Poucos homens sabem, mas o vírus do HPV e as verrugas causadas por ele são uma das principais causas do câncer de pênis.

Essa terrível doença felizmente é rara. Mas se trata de um câncer, que pode causar metástases e levar ao óbito se não for tratado logo no início.

Além de causar um impacto enorme no homem, pela localização da doença, o seu tratamento por ser bastante mutilante em alguns casos, deixando sequelas irreparáveis, tanto físicas quanto psicológicas.

Por esse motivo a doença precisa ser conhecida e prevenida por todos os homens. Todos os esforços devem ser feitos para evitar a doença.

Entre os fatores de risco para o câncer de pênis, além do Vírus do Papiloma Humano (HPV), temos também a presença de fimose, inflamações e infecções crônicas e repetitivas do prepúcio e da glande e má higienização do pênis.

Por esse motivo, toda fimose e excesso de prepúcio que dificulte a higienização do pênis deve ser operada, além de que as inflamações do pênis devem ser tratadas e eliminadas, e não algo com que se possa conviver.

Além do câncer de pênis, o HPV também é implicado no câncer de colo de útero, sendo o maior causador dessa doença. Em ambos os casos, a infecção pelo HPV poderia ter sido evitada com medidas de sexo seguro como uso da camisinha e pela vacinação contra o HPV.

Em caso de qualquer alteração na pele do pênis, mesmo sem outros sintomas, procure atendimento médico especializado.