A impotência sexual, seja por falha de iniciar a ereção ou alguma dificuldade em manter a ereção, é um dos problemas que mais preocupam os homens. Porém como o assunto sempre causa algum constrangimento, muitos homens deixam de procurar ajuda de um especialista por pura vergonha ou preconceito.

Porém os homens, hoje, não estão apenas interessados em tomar um comprimido azul que cause a ereção. Eles querem, se for possível, uma forma de resolver o problema, curar, para voltarem a ter ereções normais sem auxílio de nenhuma medicação.

Entender o que causa o problema é fundamental para sua solução. Seja de fato uma solução definitiva ou um tratamento de longo prazo, contínuo.

Portanto, esse problema deve ser investigado devidamente para se definir o tratamento correto. Não existe fórmula mágica ou tratamento milagroso que vá melhorar a ereção de todos os homens.

Hoje em dia sabemos que esse problema não tem idade, pode acontecer em homens de todas as idades e por diversos motivos.

Costumamos dividir as causas em orgânicas e psicogênicas, embora algumas vezes a causa pode ser mista, de ambas as origens.

As causas orgânicas em geral podem afetar o mecanismo vascular da ereção ou os nervos que controlam o funcionamento desses vasos sanguíneos.

Portanto doenças como diabetes, hipertensão arterial, colesterol elevado, tabagismo e etilismo podem levar a lesões nessas estruturas e afetar seu funcionamento.

Por isso se diz que a ereção é um espelho da saúde cardiovascular do homem.

Além disso, o hipogonadismo (baixa testosterona) também pode levar a falta de libido além de problemas com a ereção.

Também é importante lembrar de que uma série de medicações podem causar disfunção erétil, como por exemplo alguns antihipertensivos.

Já as causas psicogênicas de impotência sexual, onde não há nenhum problema orgânico detectável, estão se tornando cada vez mais comuns e são hoje a principal causa de disfunção erétil, sendo comum em todas as idades.

Entre os fatores psicológicos ou emocionais que podem afetar a ereção, os principais são a ansiedade, o estresse e a depressão. Todos problemas muito comuns na sociedade moderna.

Todas as causas de disfunção erétil tem tratamento, porém o tratamento pode ser completamente diferente para causas diferentes. Usar indutor de ereção, um vasodilatador, não é o melhor tratamento para todos os homens ou para todas as causas.

O passo a passo para o melhor tratamento desse problema envolve uma investigação correta (que muitas vezes não é feita), a correção das causas que desencadearam o problema, o uso de remédios para ereção apenas quando necessário e indicado, evitando a automedicação e a dependência das medicações,

O tratamento das comorbidades clínicas, dos fatores psicológicos, das alterações hormonais, além dos diversos remédios para ereção e em último caso de próteses penianas, fazem com que hoje todos os homens, de qualquer idade, possam ter uma vida sexual normal.