A estenose de uretra é uma doença urológica tipicamente masculina, muito raramente acomete mulheres. Nesta condição, ocorre um estreitamento e obstrução da uretra, o que pode causar grandes distúrbios urinários e miccionais.

A uretra é um canal que leva a urina da bexiga até o meio externo através do pênis nos homens. Não deve ser confundida com o ureter, que é o canal que leva a urina dos rins à bexiga.

Como no homem a uretra é mais longa, ela fica sujeita a um risco maior de traumatismos e lesões, que podem causar a estenose.

Após qualquer tipo de agressão à uretra, seja um trauma físico ou uma infecção na uretra, ocorrerá uma cicatrização e por ser um tecido muito delicado, esta cicatrização poderá ficar inadequada e diminuir o diâmetro da luz uretral, ou seja uma obstrução de parte da uretra pelo tecido cicatricial.

Isto poderá ocorrer em diferentes graus, desde estenoses leves, que não chegam a dar sintomas perceptíveis por não diminuírem muito o fluxo urinário até obstruções totais ao fluxo de urina.

Entre as causas mais comuns de estenose de uretra temos os traumas (em geral acidentes automobilísticos, fraturas de bacia ou quedas a cavaleiro, isto é sentado sobre um anteparo), infecções na uretra (uretrites) por doenças sexualmente transmissíveis, como Gonorreia e Clamídia, complicações de cirurgias realizadas através da uretra, radioterapia da região pélvica e traumas de sondagem vesical.

Os sintomas da estenose de uretra incluem jato urinário fraco, dor e/ou dificuldade para urinar, esforço miccional, aumento da frequência urinária, sensação de não esvaziar completamente a bexiga após urinar, urgência para urinar e em alguns casos, incontinência urinária (não conseguir segurar a urina) por transbordamento e até retenção urinária aguda, quando a bexiga está extremamente cheia mas o paciente não consegue urinar nada.

Como os sintomas são parecidos com os sintomas de homens que possuem a próstata aumentada, outra causa de obstrução uretral além da estenose, podem ser necessários exames para fazer o diagnóstico e também avaliar o local e grau da estenose. Em geral os exames solicitados são a uretrocistografia retrógrada e miccional, ultrassonografia e possivelmente a uretrocistoscopia, que é um procedimento minimamente invasivo, no qual é realizado uma endoscopia da uretra até a bexiga.

O tratamento é individualizado para cada tipo de estenose, grau de intensidade e porção da uretra acometida. Basicamente, existem dois tipos de cirurgias, as endoscópicas, onde através da uretroscopia é realizada uma uretrotomia interna, cortando a estenose e abrindo a luz da uretra até o seu diâmetro normal. Este procedimento é mais simples, mas tem uma chance de recidiva maior. O segundo tipo de tratamento seriam as uretroplastias, que são cirurgias nas quais é retirado cirurgicamente a porção (segmento) de uretra com estenose e conectando as partes sadias seccionadas ou então substituindo a região da estenose por mucosa bucal.

Os tratamentos podem ser bem sucedidos e resolutivos em muitos casos mas a estenose de uretra é um problema conhecido por sua alta chance de recidiva pouco tempo após o tratamento, podendo causar muita frustração aos pacientes. A avaliação de um urologista experiente para indicar o melhor tratamento é importante para tentar diminuir essa chance de recidivas.