O freio do pênis é aquela pequena pele que prende o prepúcio à glande do pênis, presente em todos os homens que não tenham feito a cirurgia de fimose. O nome correto é freio balano-prepucial, mas popularmente é conhecido por vários normais como “cabaço”, “cabresto” ou “pelinha” do pênis, entre outros.

Apesar de ser algo totalmente natural, em alguns homens pode causar uma série de problemas, principalmente se for curto demais (freio curto).

Essa pele, que fica na parte inferior (ventral) do pênis, segurando o prepúcio à glande, pode dificultar a exposição da glande, por não permitir que a pele seja tracionada totalmente.

Pode romper durante a relação sexual ou masturbação, causando um sangramento significativo porque dentro dessa pele passam alguns pequenos vasos sanguíneos (artérias e veias).

Também pode causar dor na relação ou na ereção, principalmente quando é curto e fica esticado demais.

Em alguns casos pode romper parcialmente, ficando ainda parte da pele exposta e também causando algum incômodo.

Caso ocorra essa situação de rompimento durante a relação, pode-se tentar comprimir a região e colocar gelo para tentar cessar o sangramento. Caso isso não ocorra, deve-se então ir a um pronto socorro ou procurar um urologista para realizar um pequeno procedimento e interromper o sangramento.

Fora essa situação de emergência, sempre que o freio for curto demais, causar dor ou incômodo, machucados ou sangramento após a relação, dificultar a exposição da pele ou tiver rompido parcialmente, deve-se procurar um urologista para avaliar a necessidade de retirada do freio.

A cirurgia de retirada do freio é algo extremamente simples, pode ser feito com anestesia local ou geral e possui uma recuperação bastante rápida, resolvendo completamente os problemas citados acima. Ele também é retirado quando é feita a postectomia, a cirurgia da fimose.

Nesta cirurgia a pele é retirada e suturada deixando um aspecto mais liso e plano, diferente da ruptura espontânea que comumente deixa um pequena pele (parte do freio) grudada na glande e no prepúcio.