Os comprimidos para ereção surgiram há mais de 20 anos e causaram grande impacto no tratamento da disfunção erétil, um problema para o qual não havia muitas opções de tratamento.

Nesse período surgiram diversos medicamentos diferentes, todos da classe dos inibidores da fosfodiesterase 5, sendo os mais conhecidos: Sildenafila, Tadalafila, Vardenafila, Udenafila e Lodenafila.

Porém, mesmo após todo esse tempo, muitos homens com indicação de tratamento com esses remédios, têm receio de usá-los por temor de alguma complicação grave ou efeito colateral fatal. E muitas vezes, por esse preconceito que foi criado sobre essa classe de medicações, alguns homens convivem com a disfunção erétil sem precisar passar por isso.

Com algumas diferenças quanto ao tempo de início e duração do efeito, todos esses medicamentos são bastante seguros. Existem sim alguns efeitos colaterais, como em qualquer classe de medicamentos, porém eles são em geral leves e de curta duração.

Entre os efeitos colaterais mais comuns, estão cefaléia, rubor facial e congestão nasal. Além desses também são comuns dores musculares, dor lombar e dor abdominal na região do estômago.

Os medicamentos são seguros do ponto de vista cardiovascular, a maior preocupação dos pacientes, não havendo contraindicação de uso por pacientes com algum histórico de problema cardíaco. Também não alteram a pressão arterial ou a frequência cardíaca. E assim como não causam infartos, também não causam acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

O que existe de fato e é importante sempre ser avaliado por um médico antes do uso é a interação desses remédios com outros usados pelo paciente, em especial com medicações à base de nitratos. Esses compostos, algumas vezes utilizados para o tratamento de angina, hipertensão e insuficiência cardíaca, são vasodilatadores e não podem ser usados simultaneamente com as medicações para ereção.

Dos medicamentos derivados de nitratos, os mais comuns são o mononitrato de isossorbida e o dinitrato de isossorbida, porém existem diversas apresentações comerciais com essas medicações, entre outros vasodilatadores dessa classe.

Além disso, como para qualquer outra medicação, existem pacientes que poderão apresentar alguma sensibilidade ou alergia às substâncias, apresentando alguma reação após o seu uso, assim como ocorre com antibióticos, analgésicos e antiinflamatórios, por exemplo.

Por esse motivo, antes do uso de uma medicação para facilitar a ereção, sempre é recomendado a consulta médica para que possa ser avaliada a correta indicação e a segurança do uso.